Quem
nunca viu nas empresas de serviços contábeis correria do final e início de cada
ano, para impedir que empresas optantes sejam excluídas do Simples Nacional.
Depois
de a pessoa jurídica fazer adesão ao Simples, uma das condições para continuar
usufruindo dos benefícios do regime é de estar em dia com o fisco, mas todos os
anos o problema se repete, os contribuintes acumulam débito.
O custo para
regularização
A
regularização de débitos tributários gera custo, e este deve ser assumido pelo
empresário, que por alguma razão não conseguiu recolher o tributo no
vencimento.
Para
pagamento a vista, se faz necessário recalcular as guias;
Para
parcelamento, o processo poderá ser eletrônico ou manual, com preenchimento de
formulários;
Independentemente
do processo que será utilizado para regularização, haverá custo.
Por
esta razão, no final de cada ano, as empresas contábeis acumulam muito
trabalho, para atender a demanda de clientes que estão em débito com o fisco.
Para
evitar deixar para a última hora e ser surpreendido, o contribuinte em débito que
pretende aderir ao Simples ou continuar neste regime, precisa correr contra o
tempo, e regularizar todas as pendências antes de iniciar o novo ano, sob pena
de não conseguir aderir ao regime ou ser excluído.
É
comum contribuintes deixarem para tentar regularizar as pendências fiscais
apenas em janeiro, e muitos não conseguem em tempo hábil atender ao prazo e
ficam fora do Simples.
É
nesta correria que os profissionais do setor contábil terminam e iniciam o ano,
trabalhando para tentar incluir uma empresa no Simples ou evitar que ela seja
excluída.
Trata-se
do conhecido “efeito dominó”, o cliente em débito, para regularizar situação
junto ao fisco aciona o contador, e este por sua vez requisita mão de obra para
atender a demanda.
Desta
forma, os profissionais do setor contábil precisam e devem repassar o custo de
regularização para os clientes que demandam este trabalho. Afinal, para
realização deste serviço será necessário dispor de mão de obra, matéria prima sem
a qual não seria possível atender ao cliente.
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