Empresas do Simples Nacional, contribuintes do ICMS, que tiveram redução no faturamento em 2010, foram notificadas pela Prefeitura do Município de São Vicente, para prestar esclarecimentos. O fisco quer justificativas da queda significativa no V.A (Valor Agregado). Isto porque, o fisco alega que houve um redução significativa do V.A de 2010 comparado ao ano de 2009.
O repasse aos Municípios do ICMS foi feito com base nas informações que constam da DASN – Declaração do Simples Nacional.
O fisco alegou que a notificação tem como fundamento legal a Lei Complementar 63, de 11 de Janeiro de 1990, que dispõe sobre critérios e prazos de crédito das parcelas do produto da arrecadação de impostos de competência dos Estados e de transferências por estes recebidos, pertencentes aos Municípios.
É, o fisco de olho nas operações dos contribuintes.
Neste caso, a Prefeitura estava na expectativa de receber um maior repasse do ICMS, porém, com a redução do faturamento, o valor do ICMS recolhido no Simples Nacional também foi reduzido. Por este motivo, houve uma redução na arrecadação do ICMS para o Estado de São Paulo, e por conseqüência o repasse de 25% para o Município também foi menor no ano de 2010 comparado com o período de 2009.
Curioso, as exigências do fisco são tão grandes, que o micro e pequeno empresário não suporta a carga tributária, excesso de obrigações tributárias, e também falta de incentivo. Resultado o seu faturamento cai, e ainda tem de prestar esclarecimentos?
É um efeito dominó, todas as esferas querem saber o motivo da redução da receita da empresa. Neste caso, a Prefeitura do Município onde está estabelecida a empresa está exigindo esclarecimentos, detalhe, no prazo de ccinco dias, contados do recebimento da notificação.
É um desafio para o empresário-contribuinte e também para o profissional contábil acompanhar tudo isto.
Canal criado em julho de 2011 para compartilhar novas exigências do fisco federal, estadual e municipal – O Blog Acumula mais de 2 milhões de visualizações e conta com um acervo de quase 2.100 títulos - SIGA o FISCO é uma empresa de Solução Empresarial - Palestras, Cursos e Treinamento na área fiscal. As matérias de autoria deste canal somente podem ser publicadas em sites, blogs e jornais comerciais mediante autorização. Acesse o novo Portal do Blog Siga o Fisco: www.sigaofisco.com.br
Links Úteis
- 1º Milhão
- Administração Condomínios
- Aposentadoria - cálculo
- Arquivei
- Blog do DIFAL
- Blog N F Paulistana
- Calculadora Eletrônica
- CAMEX- S/SIMILAR
- CCM
- CEST
- CF-e-SAT
- CNPJ
- CONFAZ
- Consulta Socio
- Contabilidade
- CRC-SP
- Curso - CEST
- D-SUP
- DeSTDA-SP
- DIFAL-SP - P&R
- DUC
- EC 87/2015
- EFD-Contr-P&R
- EFD-ICMS-Perguntas
- Especialista Fiscal
- FECP
- FGTS Saque
- ICMS - DF
- ICMS-Aliquotas
- ICMS-Restituição
- Importação Simulador
- ISS-LC 157/2016
- ISS-SUP
- MP 766-2017
- NF Paulista
- NF-e
- Nota do Milhão
- PFe-novo Portal
- PL 25/2007
- Portal Siga o Fisco
- Previdência Social
- Receita Federal
- RF-Fiscalização 2017
- RIPI
- RIR/99
- SESCON-SP
- Simples Nacional
- Sindcont-SP
- SISCOMEX
- SP - Legislação
- SPED
- SUP - ISS
- Tabela Previdência 2017
- TIPI
- TIPI 2017
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Somente pessoas cadastradas e devidamente identificadas neste canal, participarão dos debates e poderão receber retorno dos comentários.
ResponderExcluir