terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Sebrae e Conferação Nacional do Comércio vão entrar na Justiça contra alterações no ICMS

Lei que entrou em vigor no dia 1º amplia carga tributária e, sobretudo, o peso da burocracia para e-commerces optantes pelo Simples Nacional; entenda a nova legislação
A Confederação Nacional do Comércio (CNC), o Sebrae e instituições ligados ao comércio eletrônico vão entrar com uma ação conjunta na Justiça para tentar barrar as alterações nas regras de cobrança do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS), que entraram em vigor no dia 1º de janeiro e atingem as operações interestaduais dos e-commerces.
O acordo foi definido após reunião na manhã de hoje, em São Paulo. Segundo o presidente do Sebrae,  Guilherme Afif Domingos, paralelamente ao pedido de efeito suspensivo, as entidades vão procurar o governo para solicitar alterações na Emenda Constitucional nº 87/2015.
"O nosso entendimento é que essa nova lei é, na verdade, incostitucional. Ao obrigar a cobrança do ICMS em vias separadas, ela gera burocracia extra, causa bi, tri-tributação e fere o princípio do Simples, garantido pela Constituição Federal. Vamos pedir a suspensão dessa medida, enquanto nos sentamos para conversar com o governo", diz Afif Domingos.
A nova regra do ICMS impacta as transações não presenciais (vendas por telefone ou por internet) entre dois Estados, com destino a um consumidor final. Motivada pelo boom do comércio eletrônico em todo o território nacional, a nova regra reparte o imposto recolhido, gradativamente, com o Estado de destino da venda do produto – na tentativa de compensar Estados que não sediam centros de distribuição, mais concentrados nas regiões Sul e Sudeste. (Entenda a alteração na arte ao final da matéria.)
Segundo Afif, que viaja amanhã a Brasília para iniciar os diálogos sobre o tema com o governo, a ação será protocolada já no retorno do recesso do judiciário, no dia 4 de fevereiro. "Tenho certeza de que essa ação na Justiça é inevitável. Isso ficou definido em nossa reunião com as entidades e vamos protolocar a ação logo após o recesso de fim de ano", afirma Afif.
Fonte: Estadão PME

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recurso exclusivo para assinantes do Blog Siga o Fisco

Para Consultoria, Palestras, Cursos, Treinamento, Entrevista e parcerias, envie através de mensagem e-mail, nome e contato.