Fonte: Diário do Comércio
Ainda é possível
quitar os débitos e fazer uma nova opção pelo regime simplificado até 31 de janeiro.
Após o prazo, uma nova oportunidade apenas em 2018
As
micro e pequenas empresas do Simples Nacional, que foram desligadas desse
regime de tributação em dezembro, têm até o dia 31 de janeiro para parcelarem
os seus débitos e optarem novamente pelo Simples.
Desde
o início do mês, dos 299 mil pequenos negócios que perderam o direito ao
Simples por causa de dívidas tributárias, 61 mil já aderiram ao parcelamento de
até 120 meses.
“Os
donos de pequenos negócios devem correr e pedir o parcelamento. Ainda faltam
40% dos que foram notificados pela Receita em 2016. O prazo está acabando. Sair
do Simples pode ser o decreto de falência”, diz Guilherme Afif Domingos,
presidente do Sebrae.
No
mês de dezembro, quase a metade dos pequenos negócios que estavam com débitos
no Simples Nacional, e que foram notificados pela Receita Federal em setembro
do ano passado, parcelou suas dívidas e permaneceu no sistema.
Das
584 mil micro e pequenas empresas que foram notificadas, 285 mil regularizaram
a situação antes do final de 2016 para permanecer no Simples.
Para
voltar a ser optante, o empresário deve pagar ou parcelar suas dívidas e pedir
uma nova adesão ao sistema até o final deste mês.
O
empresário que não se regularizar a tempo só poderá voltar a usufruir desse
sistema de tributação em 2018.
A
recomendação do Sebrae é que o dono do pequeno negócio com dívidas no Simples
procure seu contador, que deve calcular o valor dos débitos e da parcela mais
adequada. O pedido de parcelamento deve ser feito no Portal do Simples
Nacional.
Para
ajudar os donos de micro e pequenas empresas a acertarem as contas, o Sebrae
promove o Mutirão da Renegociação, que, além de estimular a regularização dos
débitos tributários, incentiva e ajuda os empreendedores a renegociarem as
dívidas bancárias, locatícias e com fornecedores.
Para
isso, o Sebrae disponibilizou um hotsite com dicas para negociar com os
diferentes tipos de credores e com perguntas e respostas sobre a campanha.
Além
disso, o Call Center do Sebrae (0800 570 0800) e os postos de atendimento
espalhados pelo país também estão preparados para auxiliar os empreendedores a
acertarem suas contas.
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