quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

ICMS – Piauí - CONFAZ divulga novas alíquotas de ICMS

O Secretário Executivo do Conselho Nacional de Política Fazendária – CONFAZ, através do Despacho nº 26, publicado hoje (25/02) no Diário Oficial da União, divulgou as novas alíquotas de ICMS vigentes a partir de 2016 no Estado do Piauí.

Confira as novas alíquotas a partir de 2016:
a) bebidas alcoólicas, 29% (vinte e nove por cento), exceto aguardente de cana;
b) aguardente de cana fabricada no Estado do Piauí, 19% (dezenove por cento);
c) aguardente de cana fabricada nas demais Unidades da Federação, 21% (vinte e um por cento);
d) refrigerantes e bebidas hidroeletrolíticas (isotônicas) e energéticas estas classificadas nas posições 2106.90 e 2202.90 da NBM/SH, 21% (vinte e um por cento);
e) fumo e seus derivados, inclusive cigarros, cigarrilhas e charutos, 29% (vinte e nove por cento);
f) nas operações internas com combustíveis líquidos derivados do petróleo, exceto óleo diesel, querosene iluminante e óleo combustível, 27% (vinte e sete por cento);
g) nas operações internas com combustíveis líquidos não derivados do petróleo, 19% (dezenove por cento);
h) nas operações internas e de importação com álcool para utilização não combustível, 19% (dezenove por cento).
Os percentuais das alíquotas de que tratam os itens constantes nas letras "a", "c", "d", "e", "f" e h" acima já estão contemplados com o adicional de 2% (dois por cento) previsto no inciso I do art. 2º da Lei nº 5.622, de 28 de dezembro de 2006, que institui o Fundo Estadual de Combate a Pobreza – FECOP.
A seguir integra do Despacho.

DESPACHOS DO SECRETÁRIO EXECUTIVO
Em 24 de fevereiro de 2016
O Estado do Piauí informa alteração de alíquotas do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação - ICMS a partir de 2016.
Nº 26 - O Secretário Executivo do Conselho Nacional de Política Fazendária - CONFAZ, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo inciso IX, do art. 5º do Regimento desse Conselho, tendo em vista o disposto no inciso I da cláusula décima quinta do Convênio ICMS 81/93, de 10 de setembro de 1993, torna público, atendendo solicitação da Secretaria de Estado da Fazenda do Piauí, as alterações de alíquotas internas do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação - ICMS:
a)bebidas alcoólicas, 29% (vinte e nove por cento), exceto aguardente de cana;
b)aguardente de cana fabricada no Estado do Piauí, 19% (dezenove por cento);
c)aguardente de cana fabricada nas demais Unidades da Federação, 21% (vinte e um por cento);
d)refrigerantes e bebidas hidroeletrolíticas (isotônicas) e energéticas estas classificadas nas posições 2106.90 e 2202.90 da NBM/SH, 21% (vinte e um por cento);
e)fumo e seus derivados, inclusive cigarros, cigarrilhas e charutos, 29% (vinte e nove por cento);
f)nas operações internas com combustíveis líquidos derivados do petróleo, exceto óleo diesel, querosene iluminante e óleo combustível, 27% (vinte e sete por cento);
g)nas operações internas com combustíveis líquidos não derivados do petróleo, 19% (dezenove por cento);
h)nas operações internas e de importação com álcool para utilização não combustível, 19% (dezenove por cento).

OBS.: Os percentuais das alíquotas de que tratam os itens constantes nas letras "a", "c", "d", "e", "f" e h" acima já estão contemplados com o adicional de 2% (dois por cento) previsto no inciso I do art. 2º da Lei nº 5.622, de 28 de dezembro de 2006, que institui o Fundo Estadual de Combate a Pobreza - FECOP, nos termos do art. 82 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, na forma das Emendas Constitucionais Federais nºs 31, de 14 de dezembro de 2000 e 42, de 19 de dezembro de 2003, altera a Lei Estadual n.º 4.257, de 06 de janeiro de 1989, e dá outras providências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recurso exclusivo para assinantes do Blog Siga o Fisco

Para Consultoria, Palestras, Cursos, Treinamento, Entrevista e parcerias, envie através de mensagem e-mail, nome e contato.