Por: Paula Salati
Fonte: DCI- SP
O profissional de
contabilidade passou a ser mais valorizado com a criação do Sped
Passados oito anos do início de
sua implantação, o Sistema Público de Escrituração Digital (Sped) tem ajudado
as empresas a ganharem transparência e, com isso, mais credibilidade no
mercado, avaliam especialistas.
Ao permitir que o empresário
conheça melhor os seus números, o sistema também vem contribuindo para a
melhoria dos serviços, da gestão e dos processos. "Nós nos acostumamos no
Brasil a trabalhar com números projetados, aproximados. Mas, a partir do
momento que você passa a atuar com dados reais, como vem permitindo o Sped, o
seu negócio tem um ganho de qualidade", diz Edmilson Machado, professor do
Mackenzie do Rio de Janeiro e sócio de uma empresa de contabilidade.
"Operar com informações
idôneas passa credibilidade para o mercado. Isso ajuda também os acionistas e
sócios a terem melhor clareza do negócio", completa ele.
Machado conta que uma empresa
cliente do setor de distribuição de medicamentos se tornou mais atrativa no
mercado, inclusive ganhando acionistas, após reduzir custos por meio das
informações obtidas no Sped.
Ele relata que os dados do sistema
a permitiram formar um preço mais condizente com os seus processos. "Hoje,
essa companhia tem muito mais condições de negociar preço no mercado. Ganhou
competitividade e está deixando de se tornar uma companhia de médio porte para
se tornar uma grande empresa", comenta.
Clovis Peres, do Conselho Federal
de Contabilidade (CFC), acrescenta ainda que a implementação do Sped, e a
consequente digitalização dos documentos, reduziu os custos com armazenamento
de papéis, o que também representa um ganho de produtividade.
"É óbvio que, no início, o
Sped representa uma despesa a mais para as empresas. Porém, é um gasto que, no
médio e longo prazo, permite que a empresa seja mais competitiva", afirma
o especialista.
Demora
Machado avalia que o sistema de
escrituração digital já está bem consolidado nas grandes empresas do País e que
os negócios de médio estão parcialmente adaptados. Já processo de implementação
nas pequenas é ainda incipiente e, com a crise econômica, também ficou mais
difícil para o segmento realizar mudanças.
Por outro lado, o professor diz
que a recessão fez os estados e municípios se mobilizarem para estabelecer
mudanças em seus sistemas de fiscalização. "Muitos estados e
principalmente os municípios ainda não têm estrutura tecnológica para cruzar
informações das empresas que estão no Sped. Muitos entes acordaram para essa
necessidade depois da crise econômica", critica.
Machado diz que os estados de São
Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul são os entes que possuem, hoje,
estrutura tecnológica mais avançada para fiscalizar os contribuintes.
"O Rio de Janeiro, por
exemplo, que vive umas das maiores crises do País, só começou a melhorar o seu
sistema a partir de 2014", afirma. "Precisamos que os órgãos públicos
se estruturem melhor para ganharmos mais transparência nas informações, nas
operações interestaduais", acrescenta.
Desafio
Peres ressalta que um dos desafios
do Sped é integrar mais os módulos fiscais com as escriturações digitais, a
exemplo do que já ocorre entre a Escrituração Contábil Digital (ECD) e a
Escrituração Contábil Fiscal (ECF). Nesse caso, as informações fiscais e
previdenciárias do ECD são transportadas para o ECF para fins de cálculo do
Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o
Lucro Líquido (CSLL) - mais de um milhão de empresas estão obrigadas a declarar
pelo ECF. "Essa integração permite agilizar e reduzir os processos das
empresas", finaliza Peres.
Segmento foi valorizado depois da
digitalização fiscal
São Paulo - O profissional de
contabilidade passou a ser mais valorizado com a criação do Sistema Público de
Escrituração Digital (Sped), avalia Clovis Peres, integrante do Conselho
Federal de Contabilidade (CFC) e auditor fiscal da Receita Federal do Brasil
(RFB).
"O Sped permeia muitas áreas
de uma empresa, seja de auditoria, recursos humanos ou produção. Com isso, a
demanda pelo profissional da área contábil cresceu, já que ele passou a ter um
papel estratégico no interior de uma companhia", comenta o especialista do
CFC.
Além da necessidade das empresas
de contratar contadores, a categoria também é demandada pelos órgãos públicos
na promoção e estruturação sistema de escrituração.
eSocial
Ao mesmo tempo, o prazo para os
empregadores domésticos realizarem o pagamento do Documento de Arrecadação do
eSocial (DAE) referente ao mês de abril termina hoje.
O documento reúne em uma única
guia as contribuições fiscais, trabalhistas e previdenciárias que devem ser
recolhidas pelos empregadores referentes aos trabalhadores domésticos.
Documentos gerados a partir desta data serão calculados com multa de 0,33%, por
dia de atraso.
Para a emissão da guia unificada,
o empregador deve acessar a página do eSocial.
Segundo dados do eSocial, até as
15 horas de ontem já haviam sido emitidas 1,01 milhão de guias relativas à
folha de pagamento de abril deste ano.
O eSocial é uma guia digital que
unificou o envio de informações pelo empregador em relação aos seus empregados.
O projeto foi resultado de uma
ação conjunta dos seguintes órgãos e entidades do governo federal, como Caixa
Econômica Federal, Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Ministério do
Trabalho e Previdência Social (MTPS), e da secretaria da Receita Federal do
Brasil (RFB).
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